nov 28

As cores e as luzes do Natal costumam tomar conta das casas, lojas e cidades antes mesmo do início de dezembro.
O momento é de festa, mas a compra e a instalação, principalmente dos tradicionais piscas-piscas, exigem cuidados.

Por isso, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) chama atenção para regras simples, que podem evitar acidentes domésticos como choques-elétricos, curtos-circuitos e até incêndios.

Segundo o instrutor de Instalações Elétricas do CBMPB, major Anderson Gomes, antes de tudo é preciso contratar um profissional de confiança para fazer uma revisão geral nas instalações elétricas do local.

Tendo certeza que há segurança, deve-se comprar enfeites e equipamentos de boa procedência, ou seja, que possuam o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

A árvore de Natal, por exemplo, deve ter ainda uma etiqueta de ‘resistência ao fogo’, que significa que ela não incendiará em caso de curto-circuito.  Enfeites de metal ou papel são ainda inapropriados, pois eles facilitam a passagem de corrente elétrica.
Outro ponto importante, conforme o especialista, é posicionar a árvore natalina em local adequado, que não seja muito perto de sofás, cortinas, tapetes ou móveis de madeira, que alastram o fogo com facilidade.

Ela também não deve obstruir portas, janelas ou ambientes de circulação de pessoas nem estar próximas de velas.
Com relação à compra e instalação das luzes, o major orienta que sejam seguidas as instruções contidas na embalagem do produto.
O cidadão só deve começar a montagem com os disjuntores da caixa de energia desligados ou com os equipamentos desprendidos da tomada – para evitar choques.

“A iluminação só deve ser acionada quando a montagem estiver totalmente concluída. Após isso, é recomendado que se evite tocar na fiação ou trocar lâmpadas queimadas, ainda mais se estiver com as mãos molhadas”.
O oficial afirmou ainda que, as áreas externas, costumam ganhar muitas luzes, mas é preciso que elas sejam certificadas para tal fim.
“Nem todas as luzes suportam chuva e calor. De qualquer modo, as peças elétricas externas devem ser ligadas a circuitos com fio terra para evitar descargas”, alertou.

No geral, tomadas também não podem ser sobrecarregadas com várias ligações (como o uso do  ‘T’) nem serem utilizadas com fios desencapados.
Deve ser dada preferência às lâmpadas do tipo LED, uma vez que são mais econômicas e não emitem calor significativo.

Confira outras dicas: 
– Dê preferência aos enfeites impermeáveis, pois são mais seguros, têm maior durabilidade e podem ser reaproveitados nos próximos anos.
– Evite as árvores com ramificações de metal se pretende utilizar iluminação ou piscas.
– Desligue os aparelhos e enfeites de Natal ao sair de casa ou na hora de dormir. Esta prática evita consumo desnecessário de energia e acidentes.
– Nunca desligue aparelhos elétricos puxando pelo cabo ou fiação. Para desligá-los da tomada, utilize o plugue.
– Mantenha a fiação fora do alcance das crianças.
– Não instale o conjunto de lâmpadas em estrutura metálica e/ou pontiaguda.
– Evite deixar a instalação em área sujeita à chuva ou alagamento.
– Siga corretamente as instruções do fabricante do produto.
– Faça uma revisão dos fios decorativos e piscas antes de instalá-los.
– Não utilize enfeites de papel em árvores com iluminação elétrica.

FONTE: Secom/PB

Compartilhar isso:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 − quatro =