tecnologias aplicadas em supermercados

ago 07

A cada dia que passa a tecnologia vai fazendo parte de nossa vida e cotidiano, e um dos estabelecimentos que vem agregando soluções tecnológicas, é os supermercados, e isso tem feito e fará nosso maneira de irmos aos supermercados, e fazer compras mudar. Abaixo listamos 5 tecnologias aplicadas em supermercados que estão e estarão presentes. Confira!

 1. Fornecimento de Energia através do Sol

Um dos grandes custos da operação de um supermercado é o consumo de energia elétrica, pois são diversos equipamentos de refrigeração e manipulação de alimentos, climatização, iluminação, computadores, sistemas de segurança entre outros que consomem energia elétrica.

Dentre as opções de utilizar equipamentos mais eficientes, e ações para evitar o desperdício no consumo, algo que pode contribuir para redução da fatura de energia, é o aproveitamento da incidência do sol para a geração de energia limpa, através de um sistema de geração de energia fotovoltaica, no qual são instaladas placas fotovoltaicas na área de telhados, geralmente uma grande área, e interligadas as mesmas a um inversor de frequência que injetará a energia produzida na rede elétrica do estabelecimento, ocasionando a redução no consumo de energia junto a concessionária.

Vantagens

Uma das vantagens desse sistema, é que em dias, em que caso o supermercado não opere, como feriados e domingos, a energia gerada é injetada na rede da concessionária, ou seja, a mesma gera um crédito junto a concessionária, auxiliando na redução da fatura de energia, sendo está mais uma das tecnologias para supermercados.

2. Aproveitamento da Luz Natural

Economia e conforto devem andar juntos quando o assunto é iluminação, pois em cada momento a iluminação no supermercado deve estar adequada para fazermos nossas compras, lermos os rótulos, encontrarmos os produtos que procuramos, além da mesma, valorizar os alimentos através de um sistema de iluminação adequado.

E atualmente o sistema de iluminação mais adequado para supermercados, é aquele que aproveita a luz natural, através de janelas e cortinas que controlam a incidência da mesma no interior do estabelecimento, gerando assim economia; e que efetua a dimerização, para entregar uma iluminação mais confortável e com a quantidade de luz necessária a cada momento do dia. Bem como , durante os horários que o estabelecimento não está em funcionamento, o mesmo entregue uma luz de vigia para auxiliar na segurança do local.

Isto chamamos de dimerização da iluminação artificial, em função da luz natural, a qual também deve ser controlada. Conheça mais aplicações, desta que é mais uma das tecnologias para supermercados.

3. Abastecimento dos Veículos Elétricos

Enquanto estamos comprando os alimentos para prepararmos um jantar , nosso veículo híbrido ou elétrico, pode ser abastecido através das estações de recarga que estarão disponíveis no estacionamento do supermercado gerando assim praticidade e conforto para nosso cotidiano, e também um diferencial para o estabelecimento, sendo está uma das tecnologias para supermercados.

As estações de recarga de veículos elétricos podem ser aplicadas em diversas situações em nosso cotidiano, seja na nossa garagem, enquanto dormimos; no estacionamento, enquanto trabalhamos ou vamos ao shopping; nos postos e hotéis, enquanto viajamos; O veículo elétrico e as estações de recarga estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia. Conheça mais como aplicar em cada caso, em nosso e-book.

4. Reaproveitamento das Águas

Os recursos naturais devem cada vez mais serem preservados e bem utilizados, por isso, devemos aproveitar todo o potencial das águas das chuvas, e reaproveitarmos a mesma para utilização. E em um supermercado, geralmente temos um grande potencial devido a sua grande área de telhados, onde é captada as águas das chuvas, e através de sistemas adequados de tratamento, podemos utilizar as mesmas em lavatórios, vasos sanitários, limpeza dos pisos do estabelecimento e estacionamentos, irrigação dos jardins, evitando assim o consumo de água potável para esses fins. Além do reaproveitamento das águas das chuvas, podemos montar um sistema integrado de reaproveitamento e utilização de água do estabelecimento, elevando ainda mais o potencial de economia de água potável que o mesmo recebe da concessionária, sendo está mais uma das tecnologias para supermercados.

Com a implementação de medidas que visam reduzir o consumo, muitas empresas tem conseguindo economizar este recurso natural tão importante, como é o caso da Ambev que já reduziu 43% o consumo de água na produção de bebidas, através de várias ações e com o uso de tecnologias para o reaproveitamento de águas. Veja também nesta cartilha da Fecomércio-SP como implantar o uso racional de água no seu comércio.

5. Auto Atendimento “Self Checkout”

Uma das tecnologias aplicadas em supermercados que mais impactará nossa maneira será o auto atendimento, self checkout, onde nós mesmos passamos nossas compras pelo leitor de código de barras e efetuamos o pagamento através de cartões de crédito ou débito. Tal tecnologia tem começado a ser utilizada em alguns supermercados no Brasil, mas a mesma já é bem comum nos EUA e Europa, sendo bastante encontrada, não apenas em supermercados, mas também em farmácias e postos de gasolina. Tal tecnologia agiliza o atendimento dos consumidores, bem como reduz o custo operacional do estabelecimento, pois o esquema, necessita apenas de um funcionário para vigiar o funcionamento de um conjunto desses caixas, e dar o suporte em caso de mensagens de erro no sistema.

Mas em um futuro próximo , nem precisaremos utilizar estes sistemas, é o que promete uma solução para estabelecimentos, da Amazon, que promete simplificar a vida das pessoas ao ir ao supermercados. A mesma está em funcionamento em Seattle, WA , para empregados da Amazon, num programa Beta de testes, como se pode ver no vídeo abaixo:

Outra maneira, seriamos ir ao supermercado sem sair de casa, através da utilização da tecnologia de realidade virtual, como se pode ter uma prévia no vídeo abaixo:

A cada dia que passa a tecnologia tem feito parte de nossas vidas para nós trazer conforto, segurança e comodidade, mas para que isso possa ser implementado, dependemos de projetos desenvolvidos de maneira integrada.

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
▶ https://vseng.co/YouTube-vs

Acompanhe tudo em nossas redes sociais
▶ Facebook: http://vseng.co/facebook-vs
▶ Instagram: http://vseng.co/instagram-vs
▶ Twitter: http://vseng.co/twitter-vs
▶ Linkedin: http://vseng.co/LinkedIn-VS

Compartilhar isso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + quatro =