sistema de ar condicionado?

ago 28

Saiba qual melhor sistema de ar condicionado instalar no seu imóvel.

Quando falamos em sistemas de climatização para edificações residenciais e comerciais, geralmente pensamos em ar condicionado do tipo “SPLIT”.

Mas o que significa isto? Será que esse é a melhor opção?

Como em todas as áreas, para cada tipo de aplicação, existe a melhor opção, e para a escolha do sistema de ar condicionado , não é diferente.

Hoje iremos falar sobre o termo “Split”e alguns tipos que existem e descrever um pouco mais sobre o tipo VRF, que dentre as opções tem sido a que se tem melhor custo x benefício na execução de infraestrutura e operação.

O Termo “Split”

Este termo é utilizado para todo o aparelho que é dividido em 2 unidades, sendo 1 unidade interna chamada de evaporadora, e 1 unidade externa chamada de condensadora, que são interligadas por tubulações frigorígenas para a circulação do gás refrigerante entre as unidades.

Convencional x Inverter

Os aparelhos Split podem ser de duas tecnologias, a Convencional e a Inverter. As diferenças entre elas estão nas tecnologias dos componentes internos, sendo que a vantagem do Inverter é a sua economia no consumo de energia.

Para entender melhor a diferença entre estas duas tecnologias, confira aqui.

Cortina de Ar

A Cortina de Ar não serve para climatizar o ambiente. Sua função é fazer uma barreira de ar para evitar a troca de calor entre os ambientes, interno e externo.

A mesma é indicada para ambientes comerciais e industriais que precisam manter a porta de entrada, ou determinada porta aberta.

Janela

Este é o modelo  é composto por uma única unidade onde você instala em uma abertura na parede, liga na tomada específica, e o mesmo já está pronto para ser utilizado.

Portátil

Este modelo, assim como o Janela, é composto por uma única unidade interna e sua vantagem é a mobilidade, podendo ser aplicado em qualquer ambiente pequeno , desde que fique perto a uma porta ou janela para posicionar a saída de ar quente.

Split

Nos modelos Split, temos alguns modelos:
Split High Wall (ou de Parede), Multi Split, Split Window, Split Piso e Teto, Split Teto, Split Cassete.

Cada um desses tipos citados tem sua aplicação de acordo com o tamanho do ambiente (pequeno ou grande), local de instalação da evaporadora (parede, piso, teto, embutido no teto), e disponibilidade de espaço para instalação da condesadora (área pequena ou maior). Para conhecer um pouco mais, acesse aqui.

Split VRF

Agora já conhecemos um pouco sobre modelos de ar condicionado , vamos falar sobre o Ar Condicionado VRF ((do inglês “variable refrigerant flow”) que é um sistema de ar condicionado central do tipo multi Split.

O ar condicionado VRF é um modelo de ar condicionado desenvolvido especialmente para residências ou apartamentos amplos e edifícios comerciais de médio e grande porte.

O ar condicionado VRF possui um sistema multi Split com apenas uma unidade externa (condensadora) ligada a múltiplas unidades internas operando individualmente por ambiente (podendo chegar a 64 máquinas (evaporadoras).

O gás do sistema do ar condicionado VRF é preferencialmente o R-410A entre outros, e é o responsável pela captura térmica e troca do ar ambiente com o meio externo.

O sistema de refrigeração do ar condicionado VRF chamado ciclo de refrigeração é composto por diversos componentes, os quais proporcionam uma condição de funcionamento que permite o retorno desse fluido refrigerante para a condição inicial no ciclo.

A instalação do sistema de ar condicionado VRF é muito simples, resultando em uma economia de tempo e mão-de-obra,  produzindo um baixo nível de ruído e baixo consumo elétrico.

Além de ser versátil e flexível, possui expansão modular e de grande facilidade de adaptação em estruturas já existentes.

Alguns fabricantes já contam  com um sistema integrado de controle que disponibilizam interface com automação própria, e em alguns protocolos de automação, facilitando sua integração com os sistemas de automação.

Este tipo de ar condicionado pode ser aplicado em grandes ambientes, bem como em seu dimensionamento pode se levar em consideração a simultaneidade da carga térmica e funcionamento dos ambientes ao longo do dia.

Atende também às necessidades de adaptação e versatilidade do sistema tipo Split , que já vem dominando o mercado de ar condicionado há alguns anos.

A instalação do sistema de ar condicionado VRF deve seguir critérios rigorosos de qualidade, desde o armazenamento das tubulações, até os testes de estanqueidade e carga do gás refrigerante.

E porque o sistema VRF de ar condicionado é mais econômico?

O VRF utiliza em seu sistema o gás R-410, este agente refrigerante faz a troca e a captura térmica entre o ar ambiente e o meio externo. Como falamos acima, o VRF ar condicionado tem um ciclo de refrigeração inteligente, e otimiza o uso deste fluido.

Além disto, o sistema VRF de condicionador de ar pode utilizar recuperadores de calor, a função neste caso é o intercâmbio entre os fluxos de ar em que há a troca de energia, o que auxilia a redução da temperatura do ar externo, diminuindo a demanda da carga térmica e diminuindo assim o consumo de energia.

O VRF possui também a tecnologia Inverter, que age permitindo ao compressor alterar a velocidade de trabalho conforme a demanda, tanto no resfriamento do ambiente quanto no aquecimento do mesmo. Isto faz com que ele consuma apenas a eletricidade necessária, diminuindo o consumo de energia.

Pode-se dizer que esse sistema, atualmente, é o sistema mais moderno e versátil do mercado, e que tem sido escolhido por muitos como o sistema de climatização de suas edificações, seja residencial ou comercial.

Confira mais sobre os tipos de ar condicionado neste vídeo:
Frigelar Explica – Quantos tipos de ar-condicionado existem e para que ambientes? | CANAL FRIGELAR

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
▶ https://vseng.co/YouTube-vs

Acompanhe tudo em nossas redes sociais
▶ Facebook: http://vseng.co/facebook-vs
▶ Instagram: http://vseng.co/instagram-vs
▶ Twitter: http://vseng.co/twitter-vs
▶ Linkedin: http://vseng.co/LinkedIn-VS

Compartilhar isso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 1 =