abr 10

O primeiro empreendimento do Sul do Brasil a receber o LEED PLATINUM, o Eurobusiness, recebeu o nível mais alto de certificação do Green Building Council, entrando no seleto grupo de menos de 2% dos empreendimentos certificados ao redor do mundo.

Para chegar ao sucesso na certificação, foi necessário muito planejamento e êxito na execução, com parceiros adequados e preparados para atender todas as necessidades do projeto do empreendimento.

As soluções a seguir correspondem à economia de recursos naturais e a introdução de novas tecnologias à obra, reduzindo seu custo operacional e seu impacto ambiental. Sendo elas: estações de recarga para veículos elétricos, regulagem de temperatura, sistema integrado de uso de água, aproveitamento da luz natural e artificial e painéis de energia fotovoltaica.

Certificação LEED

O LEED ou Leadership in Energy and Environmental Design, possui o intuito de mudar a maneira como pensamos sobre como planejamos e construímos os edifícios e as comunidades. O LEED é a principal plataforma de certificação para “green buldings” ou edifícios verdes, certificando diariamente mais de 170 mil m², graças aos mais de 160 países que utilizam a Certificação LEED para orientar estes projetos.

Veículos elétricos

Apontados como veículos do futuro, os carros elétricos estão ganhando impulso em diversos países, mas ainda enfrentam barreiras para se tornarem realidade no Brasil. Mesmo com algumas marcas oferecendo veículos com autonomia de 400 km, exemplo do esportivo Model S, da Tesla, ainda há empecilhos para a popularização de veículos elétricos no Brasil, entre o preço alto, a pouca oferta de modelos e a infraestrutura limitada. Porém, no Eurobusiness há estações de recarga, instaladas pensando na sustentabilidade e buscando dar acessibilidade, facilitando o acesso a esse tipo de veículo.

Lançamos um e-book explicando ponto a ponto o funcionamento das estações de recarga, conheça!

Energia solar

Em contramão às atuais estratégias governamentais brasileiras, que aposta as fichas em incentivar a energia fóssil, o Eurobusiness busca sua autonomia na energia solar, com infraestrutura adequada para sua autonomia energética.

Ar Condicionado VRV-IV (Regulagem de temperatura)

Mesmo com a redução do uso de ar-condicionado, o prédio dispõe do sistema VRV-IV que integra refrigeração, aquecimento, ventilação e água quente através da recuperação de calor. A partir dele, o calor residual do arrefecimento das unidades pode ser reutilizado para produzir água quente, assim como fornecer calor às outras divisões, aumentando a eficiência energética e reduzindo as emissões de carbono. E para o conforto térmico, pode ser implementado a regulagem de temperatura, de forma descomplicada, possibilitando valorizar os ambientes e facilitar a vida das pessoas, obtendo um ambiente confortável, agradável e ameno, atendendo as necessidades dos usuários da edificação.

Sistema integrado de uso de água

O Sistema Integrado é uma nova geração de tratamento de efluentes que se adapta a todos os tipos de projetos, sendo uma tecnologia inovadora, atrelada a inclusão biológica no mesmo sistema, dando mais eficácia ao processo de tratamento.

Sendo que o telhado verde, cujo sistema conhecido como laminar alto faz a captação de água pluvial e o tratamento das águas cinzas para reutilização em descarga de vasos, limpeza externa e irrigação do jardim. Essa tecnologia reduz o consumo de água limpa e trata a água de esgoto.

A filtragem é feita na cobertura do edifício, através de mecanismos biológicos, como a vegetação, que coletam os nutrientes e inserem oxigênio na água. São 9 mil cones de polipropileno conectados entre si e com vários furos, para que as raízes das plantas tenham contato com o líquido a ser tratado. Esse método também forma um piso elevado, que suporta o trânsito de pessoas pelo local e permite a utilização do espaço como uma área de convivência, por exemplo.

Aproveitamento da luz natural e artificial

A economia direta de energia elétrica em projetos luminotécnicos depende diretamente do aproveitamento da luz natural e das escolhas dos sistemas de controle da iluminação artificial e natural.  A interação do usuário, uso do local e horários de funcionamento também foram avaliados para a escolha das melhores maneiras de controle da iluminação artificial e natural, que foram especificadas através de acionamentos manuais, sensores de presença e movimento e pela automação da edificação.

Elevadores inteligentes

O drive regenerativo ReGen da Otis devolve a energia gerada pelo seu equipamento para a rede elétrica do edifício de forma limpa, minimizando os impactos ao sistema elétrico do edifício. Fatores que fazem com que o elevador possa ser até 75% mais eficiente e pode consumir até 40% menos energia elétrica que os sistemas convencionais.

Programação de eventos por horários

No Eurobusiness temos a programação de eventos, como acionamento de circuitos de iluminação externa , sistemas de exaustão , dentre outros, através do sistema de gerenciamento predial, o BMS, mas em edificações que não tenham o BMS, podem ser utilizados programadores de horário que dão a possibilidade de programação do tempo de funcionamento individualmente, de acordo com o dia da semana, através da instalação de um aplicativo em seu smartphone. Oportunizando uma integração do seu projeto ainda mais completa.

Em virtude das tecnologias adotadas e do bom dimensionamento dos projetos, a redução no consumo de energia alcançou 50%, o dobro da média nacional dos edifícios certificados que é de 22%.

E você ainda pode conhecer o Eurobusiness, Acesse aqui nosso case.

Inscreva-se em nosso canal:

https://goo.gl/S6z02M

Siga a Vieira Santos nas redes sociais:
▶ Facebook: https://goo.gl/DOoKqK
▶ Instagram: https://goo.gl/Ul6DYq
▶ Twitter: https://goo.gl/wjWa5k
▶ Linkedin: https://goo.gl/1MpKvD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + 1 =