ago 14

Estamos vivendo num mundo que está em constante mudança e a cada dia os avanços tecnológicos vêm fazendo parte de nossas vidas, e isso também está ocorrendo nas edificações destinadas a hospedagem, seja de passagem, ou em um resort.

Aqui queremos abordar 6 tecnologias presentes nos hotéis, confira:

1. Check In

Hoje ao chegarmos em alguns hotéis já temos a possibilidade de efetuar o check in via totem na recepção do hotel, ou mesmo on line via aplicativos ou navegadores de internet, o que propicia agilidade e comodidade aos hóspedes na chegada ao hotel, além de que se o hotel estiver sendo gerenciado através de sistemas integrados, podemos cadastrar algumas de nossas preferências, como temperatura ambiente, cenários de iluminação e cenários noturnos (iluminação, cortinas, persianas) que vão garantir todo o conforto durante a estadia.

Tal tecnologia já é encontrada no Evolution Lisboa, considerado um dos hotéis mais tecnológicos do mundo.

Sendo o check in online ou via totem, uma das tecnologias para hotéis.

2. Automação das Suítes / Apartamentos

Após o hóspede chegar ao hotel e ter feito seu check in, o mesmo se dirige a sua suíte, e lá através de sistemas automatizados, o mesmo pode comandar, inclusive por App, os cenários de iluminação e persianas, para o melhor conforto e conforme o uso, seja para relaxar ou trabalhar.

Atualmente temos algumas tecnologias, extremamente confiáveis para aplicação nas suítes/apartamentos de sistemas  de automação dos fabricantes Legrand, Lutron e Schneider, sendo que alguns desses possuem produtos específicos para hotéis, desde a automação aos acabamentos de parede, inclusive sem fios.

Gerar conforto e comodidade através de soluções de automação, que é uma das tecnologias para hotéis, agrega valor a experiência do hóspede.

3. Controle de Temperatura

Nada melhor do que chegarmos em um ambiente com a temperatura agradável, e o conceito de temperatura agradável, pode mudar de pessoa para pessoa, por isso é importante o controle de temperatura individual em cada suíte do hotel, para que o hospede possa regular a temperatura de acordo com sua vontade, ou programar a mesma conforme os horários, garantindo o conforto.

Para que isso seja possível, devemos aplicar, uma das tecnologias para hotéis, que é o controle de temperatura através de dispositivos (termostatos, cronotermostatos), Apps, ou integrado a automação da suíte.

4. Reaproveitamento das Águas

Os recursos naturais devem cada vez mais serem preservados e bem utilizados, por isso, devemos aproveitar todo o potencial das águas das chuvas, e reaproveitarmos a mesma para utilização. Em hotéis,  temos um grande consumo de água, e uma das ações que geram grandes resultados de economia, é o programa de reuso de toalhas e roupas de cama.

Mas além das ações para gerar economia de água, devemos ter meios de reutilizarmos as águas das chuvas, captadas por telhados, que podem ser verdes, e as águas de lavatórios, que através de um sistema integrado de tratamento, podem ser reutilizadas, em vasos sanitários, limpeza dos pisos do hotel e estacionamento, irrigação dos jardins, evitando assim o consumo de água potável para esses fins.

Através de ações, programas e reutilização,  pode-se elevar ainda mais o potencial de economia de água potável que o mesmo recebe da concessionária, sendo está mais uma das tecnologias para hotéis.

Para o setor hoteleiro, recomendamos a leitura desta cartilha da Fecomércio-SP , de como implantar o uso racional de água no seu comércio, que contém dicas importantes que podem ser aplicadas em hotéis.

5. Fornecimento de Energia através do Sol

Um dos grandes custos da operação de um hotel é o consumo de energia elétrica, pois são diversos equipamentos, sistemas de climatização, iluminação, computadores, sistemas de segurança entre outros que consomem energia elétrica.

Dentre as opções de utilizar equipamentos mais eficientes, e ações para evitar o desperdício no consumo, algo que pode contribuir para redução da fatura de energia, é o aproveitamento da incidência do sol para a geração de energia limpa. A

Através de um sistema de geração de energia fotovoltaica, no qual são instaladas placas fotovoltaicas na área de telhados, ou fachadas , e interligadas as mesmas a um inversor de frequência que injetará a energia produzida na rede elétrica do hotel, ocasionando a redução no consumo de energia junto a concessionária, sendo está uma das tecnologias para hotéis.

Uma das facilidades da implantação de sistemas de energia fotovoltaica em hotéis, é possibilidade de uso de linhas de crédito do BNDES, que facilitam a implantação.

 6. Abastecimento dos Veículos Elétricos

Enquanto estamos descansando ou nos divertindo no hotel, nosso veículo híbrido ou elétrico, pode ser abastecido através das estações de recarga que estarão disponíveis no estacionamento/garagem do hotel , gerando assim praticidade e conforto, além de um diferencial, sendo está uma das tecnologias para hotéis.

As estações de recarga de veículos elétricos podem ser aplicadas em diversas situações em nosso cotidiano, seja na nossa garagem, enquanto dormimos; no estacionamento, enquanto trabalhamos ou vamos ao shopping e supermercados; nos postos, enquanto viajamos; O veículo elétrico e as estações de recarga estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia. Conheça mais como aplicar em cada caso, em nosso e-book.

Esse é o futuro e nós podemos incorporar essa tecnologia em seu projeto, entre em contato conosco.

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:

▶ https://vseng.co/YouTube-vs

Acompanhe tudo em nossas redes sociais
▶ Facebook: http://vseng.co/facebook-vs
▶ Instagram: http://vseng.co/instagram-vs
▶ Twitter: http://vseng.co/twitter-vs
▶ Linkedin: http://vseng.co/LinkedIn-VS

Compartilhar isso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + vinte =