Tecnologias para Economia de Água

ago 21

A água é um dos recursos naturais mais essenciais, e que é mal utilizado e desperdiçado por muitas pessoas. Mas isso tem começado a mudar, e para essa mudança, o mercado tem disponibilizado algumas opções, tecnologias, metodologias para economia e reaproveitamento desse recurso natural tão essencial para a vida do ser humano.

Hoje vamos comentar sobre 3 tecnologias que auxiliam na economia de água.

1. Sanitários a vácuo

Os sanitários a vácuo são uma tecnologia ainda pouco difundida na construção de edificações, mas com um potencial enorme, devido a economia de água , e de ter um retorno relativamente rápido do investimento dependendo o tipo de ocupação da edificação. Mesmo tendo um custo inicial da aquisição do sistema de sanitários a vácuo maior do que os sanitários comuns, o investimento retorna em 15 meses em edifícios comerciais.

Essa economia de água, é possível , pois este sistema reduz drasticamente o uso da água, reduzindo assim os custos do consumo de água e esgoto, além do valor agregado a edificação, por se preocupar com o uso dos recursos naturais, além do impacto ambiental do esgoto gerado.

Os sanitários a vácuo são uma tecnologia similar aos sanitários convencionais, mas utilizam o ar ao invés da água para promover a descarga. Neste sistema é utilizado apenas 1 litro de água para manter o vaso limpo, ocasionando uma redução de até 90% em comparação aos sanitários tradicionais. Mas você pode ser pergunta, mas como é gerado o vácuo? O mesmo é gerado por centrais de vácuo, as quais têm baixo consumo de energia e são extremamente confiáveis.

Um dos grandes fornecedores desse sistema é a Jets.

2. Metais Sanitários

Hoje um dos vilões do consumo de água em qualquer tipo de edificação, são os metais sanitários, como torneiras e registros, os quais muitas das vezes são adquiridos por custo ou design, e não pelas suas características que podem auxiliar em alguns casos em torno de 50% no consumo de água.

Nas torneiras temos características como arejador, o qual da a sensação de quantidade maior do que a que está sendo utilizada, além de garantir conforto ao se lavar as mãos; temos também as tecnologias de acionamento do fluxo de água através de sensores de proximidade, e por pressão temporizada, ambas contribuindo bastante para a economia.

Além disso, podemos utilizar registros reguladores de vazão , que podem ser utilizados para regulagem da vazão , antes das torneiras, misturadores e outros metais, para obter um maior conforto, além da economia de água, pois em muitos casos temos uma vazão superior a necessária, e com isso garantimos um melhor funcionamento, e economia.

3. Reuso e Reaproveitamento de Águas

Outras tecnologias que já tem sido utilizadas, e contribuem para economia deste recurso natural, é o reaproveitamento das águas das chuvas recolhidas por telhados, que podem ser verdes para utilizações simples , como lavação de pisos de garagens e irrigação de jardins, bem como em utilizações que demandam um tratamento melhor, para utilização em vasos sanitários, e inclusive lavatórios, dependendo do nível de tratamento que podemos ter desta água.

Já o reuso de águas, é a utilização de águas de lavatórios, a qual , por um tratamento, pode ser utilizada em vasos sanitários, por exemplo. Mas podemos ter um sistema integrado de reuso de água, reutilizar a água que vai para os vasos sanitários, através de sistemas mais complexos onde separamos parte da água dos resíduos sólidos do esgoto, e reutilizamos parte desta água, ou seja, podemos ter água sendo reutilizadas algumas vezes na edificação. Com reaproveitamento das águas das chuvas, podemos ter uma edificação que consome “zero” água da rede de distribuição da concessionária.

Muitos tem se preocupado em reutilizar a água, e como exemplo neste post, gostaria de destacar o case da indústria automobilística Ford, que implementou tecnologias de economia de água na planta de montagem da Ford em Chicago, ao final de 2016, ajudaram a unidade a reduzir o consumo de água em 49 milhões de litros no ano passado, e o fabricante espera que esse número seja significativamente maior em 2017 após um ano completo de uso.

Acompanhe mais sobre este assunto em:
https://vseng.co/tec-ford
https://vseng.co/inst-uni-sp

Aproveite para ler também:
Sistema integrado de uso de água
Inovação para gerar resultados sustentáveis

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
▶ https://vseng.co/YouTube-vs

Acompanhe tudo em nossas redes sociais
▶ Facebook: http://vseng.co/facebook-vs
▶ Instagram: http://vseng.co/instagram-vs
▶ Twitter: http://vseng.co/twitter-vs
▶ Linkedin: http://vseng.co/LinkedIn-VS

Compartilhar isso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 3 =